Na língua Japonesa Kumite pode-se traduzir por "grupo", "classe", "harmonizar-se", "combinar", "emparelhar", "formar um grupo", "trabalhar em equipa", "ter alguém por companheiro". Como sabemos o sufixo "tê" significa em sino-okinaviano "técnica" e em japonês "mão". O verbo "kumitsu" traduz-se por "agarrar o corpo com os braços", "lançar-se sobre alguém". Portanto, o sentido japonês de "kumite" é o "encontro de mãos". Eis o significado exterior.

Mas há um segundo significado: "técnica de encontro". É o aspecto humano e educativo do "kumite", onde o que se passa é, uma troca com um companheiro e não um adversário. É conveniente fixar estes dois significados, o aspecto técnico e utilitário e a técnica de comunicação, que permite o estabelecimento de uma relação entre companheiros. O "kumite", na sua essência, visa um trabalho de compreensão e de relação humana, e não uma negação visando a destruição.

 

Sua prática deve ser constante e diligente, e não precipitada, e o fortalecimento do corpo deve ser feito gradualmente.


A prática regular dos Kata, vai desenvolver um corpo saudável, reflexos rápidos e uma técnica eficiente, ajudando a preparar uma resposta mais efetiva para situações potencialmente perigosas!


O "kumite", na sua essência, visa um trabalho de compreensão e de relação humana, e não uma negação visando a destruição.
Copyright © 1982 - Todos os Direitos Reservados